top of page
  • Foto do escritorFernanda Kelly

RStudio Cloud

Em todos os cursos oferecidos pela R-Ladies GYN nós utilizamos o RStudio Cloud. Alguns já conhecem ou já ouviram falar dessa facilidade que é ter um R completinho, online e sem necessariamente ter algum executor instalado em sua máquina.


Mas qual é a facilidade dele?

Bem, existem várias facilidades, mas a organização R-Ladies tem como propósito levar o conhecimento quanto ao R a gêneros de minoria (incluindo, mas não se limitando a mulheres cis / trans, homens trans, não binários, genderqueer, agender) e acredito que estamos caminhando bem quanto a isso, mas e aqueles gêneros de minoria que, além de serem subrepresentados na comunidade R, não possuem acesso a um computador tão facilmente para acompanhar cursos e praticar a programação em R?


A ideia da utilização deste recurso é alcançar também essas pessoas e facilitar o compartilhamento de conhecimento/códigos entre elas.


Só isso?

Na verdade não é "só isso". O RStudio Cloud é um recurso que auxilia a comunidade em geral a praticar e analisar seus dados usando o IDE RStudio (que é um MÁXIMO) diretamente de seu navegador, compartilhar projetos com sua equipe, classe, workshop ou o mundo, ensinar ciência de dados com R para alunos ou colegas e aprender a trabalhar com dados sem necessariamente ter um computador próprio com uma memória relativamente boa.


Como assim memória?

O R instalado em sua máquina utiliza de sua memória RAM, ou seja, para um bom desenvolvimento o seu computador deve prover de uma memória RAM acima de 4GB. Isso não significa que uma máquina de 2GB não nos sirva bem, mas é importante ressaltar que o computador ficará lento dependendo da demanda que você está solicitando ao R (e esse não é um problema do R, mas sim da sua máquina).


E como ter acesso a este recurso?

Este recurso é GRATUITO até um certo nível de horas e projetos criados dentro da plataforma e que, ainda assim, é suficiente para as finalidades aqui descritas. Existem planos de compras nível individual, profissional, instrutores, pesquisadores e organizacional. Tudo em dólar, é claro. E infelizmente não existe algum plano premium gratuito aos pesquisadores e alunos com vínculos a universidades públicas ou privadas.


Você pode acessar RStudio Cloud e verificar preços, vantagens e desvantagens de cada um e iniciar um experiência gratuita bem da hora caso seu interesse não seja comprar um plano hiper master (rsrs).

O acesso ao RStudio Cloud é fácil e descomplicado.


Você tem opções de login direto com sua conta Google e GitHub, mas isso não impede de acessar via outlook ou e-mail institucional. Isso fica a seu critério!


Não há nada para configurar e nenhum hardware dedicado, instalação ou contrato de compra anual necessário.


É só isso :))





A imagem abaixo retrata a sua visualização ao efetuar o login com sua conta de preferência. Repare que já criei projetos e que alguns projetos foram compartilhados comigo, o seu provavelmente não terá algum projeto, mas para criar é só clicar no "+".

Algumas cheat sheets estão disponíveis diretamente do RStudio Cloud, tutoriais com temas relacionados a ciência de dados, guia de como navegar na plataforma e demais informações você consegue no campo do lado esquerdo.


Em Guide você tem informações preciosas sobre projetos, seu espaço de trabalho, espaços compartilhados (que é MARAVILHOSO), cursos e workshops, o que aprender, navegação, informações sobre contas individuais e organizacionais, limites da sua conta e tópicos avançados.


Vale a pena ler e entender cada funcionalidade que o RStudio nos fornece gratuitamente.




Mas tudo isso é gratuito mesmo?

A conta Cloud Free permite criar até 15 projetos no total e consumir até 15 horas de projeto por mês. As contas gratuitas também recebem um espaço de trabalho pessoal, intitulado "Seu espaço de trabalho", além da opção de criar um espaço compartilhado adicional. O espaço compartilhado é limitado a até 5 membros e até 10 projetos.


Se você exceder os limites de uma conta Cloud Free, não poderá criar projetos ou espaços adicionais e, se exceder as horas do projeto, não poderá abrir projetos para o restante do seu período mensal.


Cada projeto é implantado em seu próprio contêiner e, por padrão, é alocado 1 GB de RAM e 1 CPU.

É um máximo não é não? (Conta aí nos comentários)


O RStudio Cloud é uma ótima plataforma para cientistas de dados casuais, profissionais e estudantes. A capacidade de compartilhar projetos facilita a colaboração de pesquisadores de diferentes grupos ou instituições e é útil para qualquer equipe de ciência de dados que deseja construir e compartilhar trabalho de ciência de dados sem ter que manter sua própria infraestrutura de TI.


E como é a visualização do RStudio Cloud?

É essa como a da imagem abaixo, que é idêntica ao RStudio quando este é instalado em sua máquina. Mas fer, por quê está tão pequeno? Porque é um print feito diretamente do meu celular (MI 8 Lite).

Isso quer dizer que você tem acesso ao RStudio também do seu celular. Isso é SENSACIONAL! Nós temos muitos recursos gratuitos interessantes dentro da plataforma RStudio Cloud e as vezes não temos o conhecimento destes.


Uma das funcionalidades que vale a pena ressaltar é a área de membros/compartilhamento. Como assim área de membros/compartilhamento?


Depois de criar um espaço em Your Workspace, vá para a área de membros para gerenciar sua adesão.


Você pode adicionar membros ao seu espaço de duas maneiras:

  • Para adicionar membros um por um, escolha a opção Convite obrigatório e envie convites para cada pessoa que deseja adicionar ao espaço por meio do botão Adicionar membro.

  • Para permitir que muitas pessoas participem do espaço, escolha a opção Compartilhamento de link, copie o link de compartilhamento e compartilhe esse link com todas as pessoas que você gostaria que participassem do espaço, seja por e-mail ou postando o link em uma página da web . Lembre-se de que qualquer pessoa com esse link poderá entrar no seu espaço.


Observe que você pode alternar a opção de acesso a qualquer momento - uma abordagem comum é definir inicialmente a opção de acesso ao link de compartilhamento, postar o link de compartilhamento e, depois que todas as pessoas que você deseja ingressar no espaço inicialmente tiverem feito isso, alterne o acesso para Somente para convidados. O link de compartilhamento original não permitirá mais que outras pessoas entrem no espaço, mas você pode adicionar novos membros individualmente.


Cada membro de um espaço recebe uma função para determinar o que eles são capazes de fazer no espaço. As funções disponíveis são:

  • Admin: pode gerenciar usuários, visualizar, editar e gerenciar todos os projetos e visualizar dados de uso de espaço.

  • Moderador: pode visualizar, editar e gerenciar todos os projetos e visualizar os dados de uso do espaço.

  • Contribuidor: pode criar, editar e gerenciar seus próprios projetos. Este é o padrão.

  • Visualizador: pode visualizar projetos compartilhados com todos no espaço. Um visualizador não pode criar ou salvar cópias de projetos.

Os membros recebem uma função inicial quando são convidados ou ingressam em um espaço, mas as funções podem ser alteradas por um administrador a qualquer momento.


É bastante coisa né?

Se você ficou curiose e quer aprender mais e iniciar a sua experiência na nuvem, basta fazer sua conta e devorar a página Guide e se informar sobre várias e ótimas funcionalidades que este nos traz.


Bons estudos e aproveite!


Fernanda Kelly R. Silva | Fundadora R-Ladies GYN

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page